Skip to content. | Skip to navigation

Unidade Parceria Público-Privada - MG  Minas On-Line

Nossos Projetos > Projetos de PPP concluídos > PPP – UAI > Notícias > UAI de Governador Valadares abre as portas com grande movimento de público

Seja bem vindo ao Portal de Gestão de Conteúdo do Programa de Parceria Público-Privada do Estado de Minas Gerais.

UAI de Governador Valadares abre as portas com grande movimento de público

by carolina quelotti last modified 2011-11-16 14:16

GOVERNADOR VALADARES (08/11/11) - A população de Governador Valadares ganhou, nesta terça-feira (8), um novo conceito em atendimento ao cidadão. Foi aberta na cidade uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI). A unidade vem substituir a agência do PSIU e oferece uma série de novos serviços, como emissão gratuita de CPF, seguro-desemprego, carteira de trabalho, serviços web do TRE e Detran, acesso à Cohab e Ouvidoria-Geral do Estado e também agendamento no juizado de conciliação – além da tradicional emissão de carteira de identidade e de atestado de antecedentes criminais.

Outra novidade é que na UAI não há limite de senhas e o cidadão é atendido das 8h às 17h, sem interrupção. Os pedidos de carteira de trabalho e seguro-desemprego devem ser agendados pelo portal do Sine-MG. A previsão é de que sejam realizados cerca de 740 atendimentos diários e uma média de 10.800 por mês.

A UAI, que está instalada em um prédio anexo ao shopping da cidade, recebeu grande movimento durante todo o dia, principalmente de pessoas interessadas em tirar a primeira ou segunda via do documento de identidade. A nova filosofia de atendimento integrado chamou a atenção de quem circulava pelo local: cadeiras ergonômicas, ambiente climatizado e atendentes especialmente treinados para as demandas do público.

A professora universitária Sandra Torres Dumont destacou a mudança de padrão no atendimento ao público e torce por um ganho de qualidade. “A estrutura física está muito bacana. A concentração de vários serviços em um só lugar facilita a vida do cidadão. Minha expectativa é de que esse posto de atendimento tenha uma gestão diferenciada do que havia antes na cidade”, afirmou.

A assistente administrativa Ivanete da Silva Pinto foi à agência para tirar a segunda via da carteira de identidade da filha e se disse surpresa com a infraestrutura à disposição do cidadão. “Para nós é um salto de qualidade. No sistema anterior havia uma limitação de senhas e se a gente não chegasse cedo, perdia o dia. Aqui eu percebi que a prestação de serviços é muito profissional, o que me deixou satisfeita”.

Emoção

Em meio ao público que recebia atendimento nos guichês, um senhor chamou a atenção: “seu” José Vieira Braga, 66 anos, estava tirando sua primeira carteira de identidade. Ele falou com orgulho do seu trabalho nas fazendas da região e revelou o motivo da emissão do documento. “Vim aqui, porque preciso dar entrada nos meus papéis para a aposentadoria. Eu comecei a trabalhar aos 15 anos e hoje estou muito feliz de estar aqui para tirar esse documento. Agradeço a Deus”, disse, emocionado.

A unidade também vai oferecer um telecentro – sala com 13 computadores ligados à internet que estarão disponíveis para o público sem custo algum. “A ideia é centralizar cada vez mais serviços ao público neste local. A abertura de uma unidade é apenas o primeiro passo de um longo caminho de melhoria contínua nesse atendimento diário ao cidadão”, diz o gerente de operações das UAIs em Minas Gerais, Erick Brazil de Vasconcelos.

A UAI de Governador Valadares é a 27a unidade do Estado e a 6a no formato PPP – Parceria Público-Privada. Outro diferencial é que o cidadão, após ser atendido, digita em um aparelho no balcão uma nota para o atendimento recebido: ótimo, bom, regular ou ruim. “Essa iniciativa de qualificar o atendimento recebido é fantástica, pois é dessa forma que os gestores do sistema poderão saber como realmente está funcionando a unidade na cidade”, observa a professora Sandra Dumont.

Novidades

De acordo com a gerente da unidade, Yana Chaves Terra, até o final do ano o cidadão já terá novos serviços à disposição. “Pretendemos fazer convênios e parcerias para agregar mais serviços na unidade. Até o fim de dezembro já será possível realizar a prova teórica do Detran aqui”, adianta.

Lançadas em 2007, as UAIs fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, oferecendo diversos serviços ao cidadão em um mesmo espaço físico por órgãos conveniados das três esferas governamentais. O Descomplicar foi criado para facilitar a relação do Estado com o cidadão, com as empresas e com o próprio Estado, por meio de serviços e processos transparentes. Mais informações no portal www.uai.mg.gov.br.

A UAI de Governador Valadares está localizada na avenida Dr. Raimundo Monteiro Resende, 330. O telefone é (33) 3212-8200.

Fonte: Agência Minas

Imagem: Paulo Boa Nova

Minas Online

LIG-Minas, Serviços do Governo de Minas pelo telefone 155.
» mais informações

« April 2014 »
Su Mo Tu We Th Fr Sa

Ao acessar o Portal PPP, você estava:

buscando informações sobre PPP;
buscando informações sobre um projeto PPP;
esclarecendo dúvidas sobre PPP;
visitando pela 1ª vez o Portal PPP;